Casa Espírita Rafael Verlangieri

Instituto da Divulgação

O que é o Instituto da Divulgação?

Compete ao Instituto da Divulgação tarefas concernentes à propagação do Espiritismo

Outro aspecto importante é o fato de que por meio do contato efetuado com o público em geral, nas visitas domiciliares, venda ou empréstimos de livros, distribuição de mensagens, programa radiofônico ou televisivo, dentre outros, a Casa Espírita torna-se conhecida na comunidade que está inserida, contribuindo para aumentar o fluxo de frequentadores no Centro Espírita, influindo diretamente na formação de novos trabalhadores.

Núcleos de Trabalho

  • Núcleo Doutrinário:
    Este núcleo tem a função de analisar o conteúdo doutrinário de toda e qualquer programação do Instituto, zelando pela pureza doutrinária, impedindo a divulgação de conceitos não-espíritas.
    1. Palestras Externas;
    2. Consultoria Doutrinária;
  • Núcleo de Caravanas:
    O núcleo de caravanas tem a função de coordenar todo o planejamento, implantação, realização, manutenção e avaliação das caravanas realizadas pelo Instituto da Divulgação.
    1. Caravana Jesus no Lar;
    2. Caravana Jesus e você;
  • Núcleo de Campanhas:
    Este núcleo do Instituto é o responsável em implantar e coordenar todas as atividades de campanhas de Divulgação do Espiritismo a serem desenvolvidas pelo Centro Espírita.
    1. Campanha Jesus e você;
    2. Campanhas Educativas;
  • Núcleo de Promoção e Eventos:
    Este núcleo trabalha na organização e realização de eventos, sendo os mesmos programados de acordo com o público para o qual se destina.
  • Núcleo de Áudiovisual:
    Compete a este núcleo à produção de materiais audiovisuais a serem utilizados como recursos didático para divulgar a Doutrina Espírita.
  • Núcleo Administrativo Financeiro:
    O Núcleo Administrativo-financeiro tem a finalidade de executar determinadas tarefas de ordem administrativa e financeira, necessárias ao pleno funcionamento do Instituto da Divulgação.
  • Núcleo de Apoio:
    O Núcleo de Apoio tem a finalidade de realizar tarefas de natureza operacional e administrativa, tais como: alegria cristã, relações fraternas, disciplina, serviços gerais, tesouraria, apoio pedagógico-doutrinário, etc., dando suporte aos demais núcleos do Instituto.
  • Núcleo da Comunicação Social:
    O Núcleo de Comunicação Social é responsável pela divulgação da Doutrina e da Casa Espírita, por meio da:
    1. Televisão;
    2. Rádio;
    3. Internet;
    4. Redes sociais;
    5. Periódicos (Jornais, Revistas e Boletins Informativos);
    6. Assessoria de Imprensa;