Casa Espírita Rafael Verlangieri

Instituto da Mediunidade

O que é o Instituto da Mediunidade?

O Instituto da Mediunidade é o responsável pela organização, orientação e acompanhamento das atividades e cursos mediúnicos da Casa Espírita, possuindo diversos Núcleos de Trabalho.

Somente se vincula a este Instituto o trabalhador que esteja assiduamente participando dos cursos em um dos Institutos (da Criança, do Jovem, da Caridade, do Esclarecimento e Família, da Divulgação), e nas atividades práticas.

Escola de Médiuns

A escola de médiuns é a responsável pelos cursos mediúnicos da Casa Espírita.

“O Médium tem obrigação de estudar muito, observar intensamente e trabalhar em todos os instantes pela sua própria iluminação.” (Emmanuel, O consolador, 15 ed., perg. 392)

Núcleos de Trabalho

  • Núcleo de Passe:
    Responsável por organizar e acompanhar todos os trabalhos de passe do Centro Espírita. Fazem parte deste núcleo de trabalho os médiuns passistas efetivos e estagiários. O passista efetivo concluiu o Ciclo Introdutório e é assíduo em outro Instituto, além do Instituto da Mediunidade. O passista estagiário é o aluno que foi aprovado no curso de passe do Ciclo Introdutório, frequente no curso Corrente Magnética e que se matriculou como estagiário numa das atividades de passe da Casa, exceto o passe aplicado no trabalho de desobsessão e no trabalho de cura.
  • Núcleo de desobsessão:
    É o núcleo responsável pela organização e funcionamento do todos os trabalhos de desobsessão da Casa Espírita. Fazem parte deste núcleo de trabalho os médiuns encaminhados pelo Núcleo de Desenvolvimento Mediúnico onde concluíram a fase II e que matriculados em um dos Institutos (Instituto da Criança, do Jovem, do Esclarecimento e Famíia, da Caridade, da Divulgação e da Educação Espírita) estejam assíduos nos cursos e nos trabalhos assistenciais.
  • Núcleo de Triagem:
    É um núcleo de trabalho vinculado ao Instituto da Mediunidade que através de atendimento individualizado recebe, orienta e encaminha todas as pessoas que buscam o tratamento espiritual e/ou outras atividades da Casa Espírita. Fazem parte desse núcleo de trabalho os médiuns que concluíram o Ciclo Introdutório, o curso de triagem e que são alunos assíduos da Escola de Médiuns e dos Institutos.
  • Núcleo de Vibração:
    É o responsável pela realização dos trabalhos de vibração do Centro Espírita. Fazem parte deste núcleo os médiuns que concluíram a fase II do desenvolvimento mediúnico.
  • Núcleo de Cura:
    É o núcleo responsável pela organização e funcionamento dos trabalhos de cura da Casa Espírita. Fazem parte deste núcleo de trabalho os médiuns encaminhados pela direção do Instituto da Mediunidade.
  • Núcleo de Desenvolvimento Mediúnico:
    O núcleo de Desenvolvimento Mediúnico está vinculado ao Instituto da Mediunidade e responsabiliza-se pela formação dos médiuns. Fazem parte deste núcleo de trabalho os alunos que, concluindo o Ciclo Introdutório, se candidataram e foram admitidos no Instituto da Mediunidade.
  • Núcleo de Evangelização de Pacientes:
    Núcleo responsável pelos cursos do tratamento espiritual que auxiliam o paciente em seu esclarecimento e iluminação interior. Fazem parte desde núcleo de trabalho os médiuns que superaram as fases I e II do desenvolvimento mediúnico e concluíram seu estágio a sala de vibração.